Plantão
Política

Deuzinho Filho, candidato a Deputado Federal filho de Caucaia

Publicado dia 02/09/2018 às 14h37min | Atualizado dia 02/09/2018 às 14h42min
Leia nessa entrevista exclusiva a história, o perfil e as propostas do segundo candidato da série de entrevistas do Metrópole News “Conheça o seu Candidato” sobre as eleições.
Deuzinho este ano, é candidato a deputado federal pelo PROS, com o apoio do Deputado VITOR VALIM e do Deputado CAPITÃO WAGNER. Em 2010 foi candidato a Deputado Estadual pelo PMN. 
Leia nessa entrevista exclusiva a história, o perfil e as propostas do segundo candidato da série de entrevistas do Metrópole News “Conheça o seu Candidato” sobre as eleições.
 
Primeira entrevista foi com o candidato a Deputado Estadual Prof. Pessoa veja AQUI
 
MN - Deuzinho, você sendo eleito deputado federal quais são os principais eixos que entrarão no seu plano de governo?
 
Deuzinho - Acredito que em Caucaia, assim como no Ceará inteiro, há grandes deficiências, trabalhar pra diminuí-las e, quem sabe num futuro sonhado, saná-las é a obrigação dos políticos deste país, desde o vereador até o presidente da república todos são responsáveis pela construção de um estado melhor, com o deputado não é diferente. Eleito será minha obrigação lutar para que possamos viver num Ceará melhor.
Trabalho hoje em minha campanha 3 eixos, que considero importantíssimos para amenizar as deficiências do nosso município e do nosso tão querido Ceará: Saúde que sem dúvida nenhuma é o mais urgente. Nesse ponto faço questão de problematizar a questão do SUS, tenho estudado bastante uma redistribuição dos recursos do SUS que hoje são claramente mal administrados, fazendo com que a saúde dos cearenses seja prejudicada. O segundo eixo que tenho trabalhado é a segurança pública, creio que com algumas ações aplicadas aqui no nosso estado, como por exemplo um programa forte de combate às drogas desde a infância nas escolas, nos locais mais vulneráveis, incentivando o esporte a educação técnica entre outros, podemos ter resultados positivos.
E por último, mas não menos importante, a geração de emprego e renda que também está ligada a criminalidade. Se cuidarmos dos nossos jovens com o projeto do primeiro emprego, incentivamos o empreendedorismo, fortalecermos o nosso comércio e as nossas empresas, certamente geramos mais empregos e consequentemente melhoramos tanto a economia, quanto a vida social da nossa cidade, do nosso estado.
 
MN - Deuzinho, você falou em saúde, segurança e emprego, mas educação é um eixo muito importante também. Você tem alguma proposta para educação de Caucaia?
 
Deuzinho - Sem dúvidas, também não tenho deixado de pensar e ouvir as pessoas que me cobram propostas na educação. Muitas coisas faltam aqui na cidade nesse eixo, mas nada faz tanta falta quanto uma universidade pública local. Um município tão grande, com tantos jovens não pode depender tanto de Fortaleza, nesse ponto. Nós merecemos a nossa universidade própria para nela trabalhar o regionalismo, abrir as portas para pesquisa, a ciência, a inovação e para a comunidade em si.  Para estimular a juventude e até mesmo adultos e idosos, porque não?! Isso influencia diretamente na geração de empregos, na capacitação das pessoas para que elas possam ter outras fontes de renda, tornarem-se profissionais autônomos e empreender.  
 
MN - Candidato, o que representa para você ser um político ficha limpa?
 
Deuzinho - Para mim é respeito com as pessoas. Quando alguém se elege deputado, ou em qualquer outro cargo público, é no mínimo a obrigação dele respeitar a confiança que o povo deposita, assim como respeitar o dinheiro público. O Vitor Valim, assim como eu, é um dos poucos candidatos que acredita nisso. Porque o que mais vemos por aí são fichas sujas pedindo voto, com a mesma cara de pau que roubam o dinheiro do povo. E hoje nós temos o poder de conhecer facilmente quem são essas pessoas desonestas, está na internet disponível para todos. Mais do que isso, com as redes sociais, nós temos o poder de alertar muitas pessoas sobre quem não merece confiança, sobre quem é ficha suja.
Eu acredito que se nós quisermos construir uma cidade melhor, um estado e um país melhor, não podemos cometer os mesmos erros e nem deixar que a desinformação das pessoas eleja políticos corruptos.  
 
MN - Deuzinho, você é muito popular nas redes sociais, você acha que esse é o segredo para se eleger deputado federal?
 
Deuzinho - Mais importante do que ser um político popular é ter a humildade de saber ouvir o povo e entender do que ele precisa. Eu tenho feito isso há praticamente dois anos nas redes sociais. Toda quarta, as 19:30 tem o Bate-papo com o Deuzinho, alí eu questiono, brigo, defendo, levanto discussões sobre os problemas da cidade e, principalmente, sobre o que as pessoas me falam nas ruas.  
Agora, na sexta, eu tenho um programa chamado "Perguntando" porque não dava tempo responder às muitas questões só na quarta. As pessoas têm dúvidas, querem consultar a opinião de quem tem uma história e conhece o funcionalismo público. Elas me param nas ruas e pedem para eu tocar em determinado assunto no meu programa, porque acreditam que o problema pode se resolver depois disso.  Dessa forma, estou também ouvindo as pessoas para construir meu plano de governo.
Mas eu sei que as redes sociais é só um canal, porque independente de qual seja o meio, o importante é estar perto das pessoas.
 
MN - Deuzinho, Caucaia não tem um filho da terra na Câmara Federal. Na sua opinião, porque é importante eleger um filho do município?
 
Deuzinho - Porque nós conhecemos as nossas dores, nós moradores aqui de Caucaia sabemos quais são nossas maiores deficiências, o que nos afeta diretamente e é disso que nós precisamos. De alguém que conheça os quatro cantos do meu município, de alguém que esteja próximo das pessoas e leve as demandas locais para instâncias maiores para que isso retorne em recursos para nossa cidade.  
Poucos deputados na história de Caucaia tiveram um olhar mais direcionado a nossa cidade, o Vitor Valim é um deles, em 3 anos e meio de mandato, o Vitor conseguiu mais de 5,7 milhões em emendas para o nosso município. Eu e o Vitor juntos podemos fazer muito mais. Caucaia tem o poder de eleger um representante no Congresso Nacional, é assim que estamos construindo a nossa caminhada, de Caucaia e por Caucaia.
 
PERFIL
 
DEUZINHO é administrador, funcionário público, e o Vereador mais votado de Caucaia/CE em 2008, com 3 mandatos consecutivos. Presidente da UVC - União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (2005-2012) e Secretário Municipal de Patrimônio e Serviços Públicos, de Transporte e da Saúde de Caucaia/CE entre 2011 - 2016. 
 
Com experiência política comprovada, exerceu vários mandatos eletivos e cargos executivos, foi jovem líder da OEA e Consultor da Organização Brasileira de Juventude (OBJ).
“Precisamos de um novo jeito de fazer política, valorizando os pedidos mais urgentes e necessários pra nossa população, e trabalhar pelo desenvolvimento dos municípios com saúde de qualidade e geração de empregos. Isso e muito mais podemos fazer na Câmara Federal, bastar querer!” 
DEUZINHO
Fonte: Metrópole News