Plantão
Política

Eduardo Pessoa "entra" na campanha eleitoral para ajudar seu irmão Prof. Pessoa

Publicado dia 29/08/2018 às 12h24min
A história de um cordel fantástico-realista que traz o falecido "guerreiro de Caucaia" para o centro da campanha eleitoral no município
É o buchicho geral que corre em toda Caucaia: a campanha eleitoral do Prof. Pessoa, candidato a deputado estadual na coligação do Governador Camilo Santana, fez uma jogada de mestre com o uso de um recurso inusitado para cativar os eleitores de Caucaia: a distribuição massiva de um cordel, ligando a figura do seu falecido e saudoso irmão Eduardo Pessoa a sua própria figura e candidatura. Ao todo, nesta quarta-feira dia 29/08, foram distribuídos de uma vez só 70 mil cordéis, de 12 páginas, nas áreas da Jurema, Nova Metrópole, Caucaia sede, zona de praia e nos distritos.
 
O título do cordel já mostra o seu propósito: “Carta Enviada do Céu pelo Guerreiro Eduardo Pessoa Sobre o Seu Irmão Prof. Pessoa”. Falando diretamente aos eleitores do município de Caucaia, a campanha põe na boca do falecido e saudoso Eduardo Pessoa, ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Caucaia nas últimas eleições (obteve 68.149 contra o atual prefeito Naumi Amorim, que se elegeu com 80.756 votos), os versos de sete sílabas rimados em 20 estrofes escritas com maestria numa criação coletiva por vários colaboradores da campanha do Prof. Pessoa.
 
Como diz o título, e fazendo uso da linguagem mística e fantástico-realista da tradição do cordel, Eduardo Pessoa escreve uma carta rimada, lá do céu onde ele se encontraria, para contar a história do seu próprio irmão, como filhos do ex-vereador Chico Pessoa (seis mandatos), mostrado que ele, Eduardo, foi criado pelo Prof. Pessoa, sendo considerado por ele como “um segundo pai” para si e para os outros irmãos e irmãs (ao todo o Prof. Pessoa criou 8 irmãos, do primeiro e do segundo casamento do seu pai).
 
Além disso, o cordel, na boca de Eduardo Pessoa, menciona os políticos votados em Caucaia, mas que não são filhos do município, dizendo que é chegada a hora dos eleitores caucaienses elegerem filhos da terra como seus representantes, dentre os quais ele inclui o seu irmão Prof. Pessoa. Num tom que vai além do bairrismo, um verso do cordel diz: “Estranhos forasteiros/que só vêm na eleição/depois desaparecem/sem nem dar satisfação/Caucaia cansou deles/Desta vez não ganham, não!”.
 
O cordel também aborda as propostas do Prof. Pessoa, particularmente aquelas voltadas para Caucaia, nas áreas de educação, saúde, segurança e inovação e geração de emprego e renda. Na área de educação se destaca a proposta de trazer para Caucaia um campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Sendo Caucaia a segunda cidade mais populosa do Ceara é, de fato, inacreditável que o município não possua nenhum campus de nenhuma das três universidades públicas estaduais (UECE, UVA, URCA). O cordel sentencia: “Novo campus da UECE/Será aberto de vez/Na cidade de Caucaia/Não conte nem ate três/Compromisso de honra/De quem fará, faz e fez”. Na semana que vem, será instalado um comitê suprapartidário de apoio ao novo campus da UECE em Caucaia, composto por cerca de 60 professores da UECE, com o apoio das lideranças da categoria e do Prof. Pessoa, que foi professor e diretor do Centro de Ciências e Tecnologia daquela universidade.
 
Depois de realçar outras propostas da plataforma do provável futuro mandado de deputado estadual do Prof. Pessoa, tais como a validade do bilhete único nas vans e topics em todo estado; o apoio aos deficientes na sua luta pela acessibilidade plena e pela defesa do paradesporto; a criação da Lei do Lobby, para punir os crimes de corrupção envolvendo políticos, membros do executivo e do judiciário, funcionários públicos e empresários; e a criação do SUS para animais, o cordel termina com Eduardo Pessoa, na porta do céu, pedindo apoio e votos para o seu irmão: “Daqui das portas de céu/Findo esta missiva/Peço seu voto livre/À esta figura altiva/Viva o Prof. Pessoa/ E sua luta combativa”. Sem dúvidas, algo que vai dar o que falar.
Link para o cordel aqui:  http://professorpessoa.com.br/cordel 
Fonte: Metrópole News

ÚLTIMAS Notícias

Fale Conosco

Caucaia-Ce
(85) 3011-1308 | (85) 8121-5746 | (85) 8121-5746
metropolenewscaucaia@gmail.com