Plantão
Caucaia

Terceiro Centro de Idiomas do Estado começa a funcionar em Caucaia

Publicado dia 08/05/2018 às 18h16min
Além desta, outras duas unidades também estão presentes no municípios de Crateús e Fortaleza, no shopping Benfica. Ao todo, onze centros serão espalhados pelo Ceará

O terceiro de onze Centros Cearenses de Idiomas (CCIs) foi inaugurado nesta terça-feira (8), no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. O equipamento, destinado a estudantes da rede pública estadual, tem capacidade para atender até 900 estudantes. A solenidade aconteceu no shopping Iandê, no Centro da cidade, onde a unidade está instalada. Além deste, os centros também estão presentes nos municípios de Crateús e Fortaleza.

De acordo com o governador Camilo Santana, os cursos de línguas inglesa e espanhola ofertados pelos CCIs vão potencializar a economia do Ceará, gerando mais empregos e renda para os cearenses. “Uma das grandes vocações do Estado é o turismo. Cumbuco, no litoral de Caucaia, por exemplo, tem um dos melhores ventos para (prática de) kitesurf do mundo. A cidade recebe turistas o ano inteiro, que vêm praticar esse esporte”, disse.

O chefe do Executivo também lembrou do início das atividades do hub aéreo na Capital, que vai ampliar o número de voos semanais de oito para 50, aumentando o fluxo de visitantes no Estado. “E mais turista no Ceará significa mais emprego, mais hotéis e pousadas, mais restaurantes, mais guias turísticos. Para isso, precisamos de pessoas para receber bem. E uma das coisas fundamentais é saber falar as línguas universais, como inglês e espanhol”, continuou.

Também presente na solenidade, a secretária executiva da Educação, Rita Colares, reforçou a importância do novo espaço de aprendizagem. “É um lugar onde a juventude vai ter a oportunidade de aprender e de ter uma experiência para a vida”, afirmou. “O espaço será importante porque vai capacitar os alunos do município”, acrescentou o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim.

Do Ceará para o mundo

Os 900 jovens matriculados no CCI de Caucaia formam 36 turmas – 18 para cada língua. Cinco professores se distribuem para as aulas, que ocorrem de segunda a sexta-feira. Para o diretor da unidade, Robério Rodrigues, a expectativa de formar jovens bilíngues está atrelada ao potencial do município. “Muitos jovens já ajudam os pais em barracas de praia e hotéis, e estão ansiosos em se aperfeiçoarem na língua estrangeira para atender melhor os visitantes”, projetou.

Fonte: Governo do Estado do Ceará