Plantão
Caucaia

EFICIÊNCIA - SPSPTrans TEM BALANÇO DE 2017 COM AMPLA FOLHA DE SERVIÇOS PRESTADOS AOS CAUCAIENSES.

Publicado dia 16/12/2017 às 17h09min | Atualizado dia 16/12/2017 às 17h12min
A secretaria, que atua junto com todas as demais, tem uma extensa folha de serviços prestados aos caucaienses.
Em 2017 a Secretaria de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte - SPSPTrans tem cumprido função administrativa governamental importante para o funcionamento dos equipamentos públicos e para a garantia dos princípios da mobilidade, da acessibilidade, auxílio à Saúde preventiva, à Segurança Pública e ao direito à Cidade, um dos fundamentos do Estatuto da Cidade, Lei Federal que ordena o funcionamento dos grandes centros urbanos e todos os demais espaços ocupados por populações.
 
A secretaria, que atua junto com todas as demais, tem uma extensa folha de serviços prestados aos caucaienses.
 
Nesta sexta-feira, 15, com a presença do prefeito Naumi Amorim, o secretário de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte, Miguel Amorim, fez um balanço positivo dos serviços realizados desde inicio da gestão do prefeito Naumi Amorim segundo o secretário "só foi possível graças a cada um dos servidores". 
 
A prestação de contas aconteceu em um encontro de confraternização de centenas de servidores, familiares e colaboradores da SPSPTrans.
 
FOLHA DE SERVICOS
 
MERCADO CENTRAL - O desabamento de parte do teto dos dois pavilhões centrais do Mercado Central de Caucaia exigiu da Secretaria de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte rápida e eficiente gestão da crise que foi gerada com o ocorrido. O local acidentado não passava por manutenção desde a fundação do Mercado, no fim da década de 1980. Um diálogo aberto foi estabelecido com todos os permissionários para que a parte danificada do equipamento fosse recuperada, o que ocorreu dentro do prazo e dos recursos previstos. Foram colocados novos telhados de alumínio galvanizado, nova estrutura metálica, foi restaurada a caixa-d'água que estava completamente deteriorada e quase desabando, além da recuperação e impermeabilização das calhas laterais. O diálogo com os permissionários continua aberto. Agora estamos reformando todos os boxes do andar de cima para em breve termos pleno comércio no espaço. Bom para permissionário e excelente para os clientes.
 
LIMPEZA DE CANAIS - A limpeza e desobstrução de canais foram prioridades antes, durante e são agora depois da quadra chuvosa. As intervenções foram nos canais do São Miguel, do Picuí, do Potira, do Rondon, do Itambé e do Arianópolis. A SPSPTrans continua monitorando o lixo e a vegetação característica a margem dos canais para evitar acúmulos. Agora estamos preparando um grande trabalho de limpeza em todos estes canais como ação preventiva contra as enchentes e inundações que ameaçam vidas.
 
LIMPEZA DE LAGOAS - Foram limpas de aguapés e lixo as lagoas do Tabapuá e do Capuan. Passam por limpeza na Operação Lagoa Limpa, que conta a participação das comunidades, as lagoas da Curicaca e do Genipabú. A lagoa do Itambé teve limpeza do sangradouro. Nosso trabalho é para manter todas as lagoas limpas. 
 
PRAÇAS LIMPAS - Todas as principais praças foram limpas e são monitoradas.Assim acontece com as praças da Igreja Matriz, Fausto Sales que é a da Câmara, do Capuan, do Padre Júlio Maria, do Genipabú, do Remo, Praça do Gás, no Tabapuá, do Icaraí, da Tabuba, do Cumbuco, do São Miguel e do Nova Metrópole.
 
A praça do Anfiteatro será toda uipamento esportivo e de lazer importante para a comunidade da sede, Itambé e Parque Soledade. A iluminação terá refletores de LED de 1000 watts de potência.
 
ATUALIZAÇÃO DAS PRAÇAS - A equipe de técnicos da SPSPTrans foi a campo e, de maneira inédita, relacionou as 56 praças públicas de Caucaia. A atualização do número de praças públicas e suas localidades estão em relatórios fotográficos e georreferenciados o que facilita nas ações de reforma e manutenção dos logradouros o que está perto de acontecer pois já temos orçamento pronto para começar a fazer as reformas.
 
LIMPEZA EM ESCOLAS E CRAS- Passam por limpeza constante escolas municipais, Unidades Básicas de Saúde e os onze CRAS – Centro de Referência da Assistência Social do município. Um dos exemplos é o terreno do CSU onde aconteceu o Primeiro Chitão de Caucaia. O espaço é mantido limpo.
 
LIMPANDO A CIDADE - A SPSPTrans trabalha na fiscalização e na cobrança da execução dos serviços de coleta de lixo em ruas, avenidas e terrenos públicos. Assim, são limpas constantemente as Avenidas Dom Almeida Lustosa, São Vicente de Paulo, Integração, Litorânea, CE 090 e os principais pontos de lixos no município. O acompanhamento do contrato com a prestadora de serviço na coleta de lixo e limpeza pública é fiscalizado nos mínimos detalhes. Recentemente fizemos um mutirão com nossos valorosos servidores e voluntários com a retirada de quase mil toneladas na orla do Cumbuco e margens da CE 090.
 
CAMPOS DE FUTEBOL SEM LIXO - O incentivo ao desporto passa pela limpeza e manutenção dos campos de futebol. São limpos com constância para a prática esportiva os campos do Remo, do Vila Nova, do Caçarola, Praça do Skate no Metrópole, do Terminal também no Nova Metrópole, das Porteiras e do Boqueirãozinho.
 
CUMBUCO - DESTINO TURÍSTICO COM COLETA SELETIVA. - Outra iniciativa que gera limpeza, preservação ambiental e renda aos moradores é a coleta seletiva feita no Cumbuco, um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Centenas de quilos de materiais recicláveis são retirados diariamente da natureza e passam a serem geradores de renda e emprego. Lá há uma boa parceria com a ENEL.
 
SPSPTrans nos HOSPITAIS - O funcionamento das unidades de Saúde em Caucaia também tem a participação efetiva da Secretaria de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte. Uma equipe de agentes de limpeza e técnicos em eletricidade e manutenção assumiu uma rotina e deixam limpos os entornos e terrenos do Hospital Santa Terezinha, na Jurema, do Hospital Municipal Abelardo Gadelha, no Parque Soledade e, da UPA Eduardo Pessoa, na Jurema e na Policlínica também. Além de serem monitoradas as instalações elétricas e hidráulicas em uma responsável manutenção predial preventiva. O gerador de energia das UPAs são monitorados por nossos técnicos.
 
RAIO– X DO MUNICIPAL - O perfeito funcionamento do aparelho de radiologia do Hospital Municipal Abelardo Gadelha foi instalado pela equipe de engenharia elétrica da SPSPTrans. O equipamento de alta potência garante desde o início de seu funcionamento, em maio deste ano, 100 procedimento diários.
 
ECONOMIA NOS CAMPOS DE FUTEBOL - Os campos de futebol que tiveram nova iluminações, tanto foram feitas com menor custo com relação ao que vinha sendo pago, como teve redução em cerca de 10% do valor da conta de energia elétrica como a colocação de luzes brancas com menos potência e mais iluminação.
 
ESTRADAS LIMPAS - As estradas da Tucunduba e do Guajirú, que estavam quase intrafegáveis, foram limpas de mato e lixo, garantindo o acesso de moradores e visitantes.
 
I CHITÃO DE CAUCAIA E ARRAIÁS - O evento que marcou a história das festas juninas no município, o I Chitão de Caucaia, realizado no CSU do Açude, teve total dedicação de todos os setores da SPSPTrans. A elaboração da estrutura e toda a limpeza foi feita pelos servidores da Pasta. A grande mobilização garantiu retirada de lixo e mato e, preparação do piso e iluminação dentro e fora do espaço do Chitão. O local continua recebendo manutenção. Também teve apoio da SPSPTrans aos Arraiás do Cumpadi Wellington, no Parque Albano e, do Cumpadi Neto, no Planalto Caucaia
 
REATIVAÇÃO DE POÇOS PROFUNDOS E ADUTORAS - A Secretaria de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte reativou 106 poços profundos. Foram perfurados 17 novos poços profundos, dois já em atividade e os demais começarão em janeiro. Algumas das comunidades onde foram reativados poços profundos e adutoras e, restaurados chafarizes são : Serra do Juá, Capoeiras, Tabuleiro Grande, Serrote (Sítios Novos), Minguaú, Lagoa do Barro, Bom Jesus, Boqueirão, Boqueirãozinho, Brasília, Bom Princípio, Cumbuco, Japuara, Água Verde, Camará, Camurupim, Porteiras, Garrote, Catuana, Planalto Cauípe, Cachoeira dos Paulinos, Barra Nova e Santa Helena onde o próprio prefeito Naumi ouviu o relato de uma moradora Dona Facy França, aposentada de 79 anos, de que há um mês não tomava banho por falta total de água. Estas comunidades estavam completamente sem água de beber há pelo menos um ano.
 
ILUMINAÇÃO PÚBLICA - Foram colocadas iluminações novas na comunidade Maria Bonita, no Mestre Antônio que recebeu 70 luminárias brancas e, no Loteamento Potira Prime, mais 90 luminárias brancas. Na Taquara a pasta instalou 8 luminárias de vapor metálico, as luzes brancas, nas ruas do entorno da Creche Luís Neres de Miranda (Luís Cordeiro). As luminárias são de 150 watts. Na Avenida Amaro Lima dos Santos, localidade de Cipó, a SPSPTrans instalou 13 luminárias de vapor de sódio, as amarelas, com potência de 70 watts, 13 braços de metal galvanizado e cabos de cobre. Foi aprovada iluminação da comunidade do Tronco e também da Iparana que em breve será instalada.
 
ECONOMIA NAS CONTAS DE ÁGUA - As contas de água e esgoto dos órgãos da Prefeitura são menores em R$ 32 mil reais mensais. O motivo foi o concerto de vazamentos nas velhas tubulações no Mercado Central de Caucaia, em prédios da Secretaria de Educação e de outras secretarias.
 
ECONOMIA EM COMBUSTÍVEIS – A Secretaria de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte – SPSPTrans é responsável pelo abastecimento de todos os veículos da frota da Prefeitura. Este ano já foi possível economizar R$ 1.100, 00 (hum milhão e cem mil reais) em combustíveis com todas as secretarias em comparação ao ano passado. Assim, a projeção para este ano, mantendo a média de consumo dos veículos, será de 41% de economia em combustíveis. A SPSPTrans, na operação de seus veículos, registrou grande economia com combustíveis. O gasto médio mensal somente da secretaria este ano de 2017 foi de R$ 26.432 reais. No ano passado a média mensal era de R$ 99.578 reais, ou seja, economia, este ano, de 74,5%.
 
BENS PATRIMONIAIS - SPSPTrans com seus gestores e técnicos trabalho para reaver diversos bens patrimoniais que não eram facilmente encontrados. Em alguns casos havia bens patrimoniais empenhados por falta de pagamento, mas “com comunicação com os responsáveis, até mesmo, com a importante intermediação do Ministério Público Estadual, foi possível reaver tudo”. Atualmente há um importante trabalho de atualização e tombamento dos bens públicos.
 
POLUIÇÃO VISUAL - A equipe de fiscalização da SPSPTrans tem atuação eficiente no combate a poluição visual com a retirada de cerca de 4 mil faixas, placas e propagandas irregulares em patrimônios público e em ruas e avenidas municipais. A equipe faz trabalho educativo e tem recebido elogios do próprio empresariado caucaienses pela forma de atuar.
 
OUVIDORIA -Atualmente a Ouvidoria da SPSPTRans está atendendo a 378 demandas de cidadãos. São pedidos de informação ou reclamações as quais já estão atendidas em 70%. Os outros 30% estão em fase de procedimento de resposta, que será dada em, no máximo, 30 dias.
 
TRANSPORTE - A SPSPTrans, no setor da subsecretaria de Transporte faz avançar várias ações na inspeção, regularização e fiscalização do serviço de transporte público em Caucaia. O serviço foi mantido até outubro e aguardamos melhorar a condição de transporte para manter o trabalho administrativo e de fiscalização.
 
TAXIS– A Pasta está finalizando o processo de regularização dos profissionais e veículos taxis. Foram licitados 228 vagas com 209 já preenchidas. Os veículos que prestam o serviço tem idade máxima de 5 anos, tem até 4 airbags, porta-malas de 390 litros e documentação em dia.
 
MOTOTAXI– Outro setor que avançou na regulamentação do exercício do serviço foi o de mototaxi. A licitação está em processo de finalização. São ofertadas 184 vagas e 150 profissionais mototaxistas já estão licenciados e ativos.
 
TRANSPORTE ESCOLAR – Os transportadores estavam sem vistoria nas vans e microônibus desde 2014. Este ano todos os veículos foram inspecionados e os condutores apresentaram o certificado do curso de formação de condução de transporte escolar, autorização para operar o serviço. A idade máxima do veículo é de 10 anos. Os que tem acima de 3 anos são vistoriados a cada 6 meses.
 
BUGRES – Os Bugres, que fazem transporte remunerado nas dunas do litoral caucaiense, também passaram por vistoria. Este modelo de veículo não tem idade limite e, para operar, são observados o estado de conservação, documentação do veículo e, ainda, o curso de bugueiro e documentação do condutor. Vamos melhorar também a condição para a fiscalização com transporte adequado.
 
TRANSPORTE COMPLEMENTAR DE PASSAGEIROS - As vans e microônibus que fazem o Transporte Municipal Complementar de Passageiros passaram por vistoria para continuar operando. A idade máxima dos veículos é de 12 anos. Acima de 5 anos as vistorias são semestrais. Ao todo há 24 veículos transportando passageiros vinculados a duas cooperativas.
 
ÔNIBUS-LINHA PICUÍ/CENTRO - Conquista histórica dos moradores do Conjunto Metropolitano e do entorno foi a linha de ônibus municipal que liga à sede de Caucaia. São feitas, diariamente, de segunda a sábado, 17 viagens de ida e 17 de volta, com duração de 20 minutos entre ponto de partida e ponto final. O percurso é de 11,2 km e é feito por modernos microônibus.
 
SPSPTRans ATUA COM AS DEMAIS SECRETARIAS
 Importante perceber que a SPSPTrans tem ações conjuntas diárias com as secretarias afins como Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Secretaria de Esporte e Juventude (SEJUV), Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), e, ainda Secretarias Turismo, de Saúde e de Educação. A afinidade administrativa acontece pelos serviços prestados da SPSPTrans para operação dos equipamentos e utilização das estruturas físicas destas Pastas.
 
COMPROMISSO PÚBLICO - O secratário Miguel Amorim disse queb "é um breve resumo dos serviços prestados a coletividade caucaiense, sempre com a autorização do prefeito Naumi Amorim". Enfatizou ainda que, "mesmo com a crise econômica que assola o país muito foi feito, mas muito há para realizar em serviços públicos. Tudo isto", repetiu, "não seria possível sem a dedicação e o Amor ao trabalho público de cada um dos servidores da SPSPTrans. 
Veja trechos da festa e entrevistas
 
Por: Paulo Sérgio Cordeiro
 
Fonte: Metrópole News

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Matrículas movimentam escolas em Caucaia

17 de janeiro de 2018 às 23:36:18

Coleta de resíduos hospitalares é realizada

17 de janeiro de 2018 às 23:25:51

Fale Conosco

Caucaia-Ce
(85) 8121-5746 | (85) 8121-5746 | (85) 8121-5746
metropolenewscaucaia@gmail.com