Plantão
Caucaia

Mutirão de limpeza: Em três dias prefeitura de Caucaia retira 398 toneladas de lixo da orla

Publicado dia 10/12/2017 às 15h10min | Atualizado dia 10/12/2017 às 15h16min
"mesmo com um cenário difícil das finanças do país é possível, com autorização do prefeito Naumi Amorim, fazer um município mais limpo, agradável e bom de se viver". Miguel Amorim
A ação total esta já soma quase mil toneladas de lixo retiradas.
 
Ação de limpeza pública, que teve a primeira etapa com início por meio de um mutirão com servidores e voluntários na Vila do Cumbuco, resultou na retirada de 398 toneladas de lixo da areia da praia, das ruas da Vila e da CE 090 em apenas três dias de trabalho ininterrupto de homens com tratores e caçambas.
 
O primeiro dia da ação foi domingo 3 de dezembro. Servidores, terceirizados e voluntários formaram um mutirão de limpeza de lixo com atividade de despoluição visual e abordagem educativa sobre preservação do meio ambiente. A ação naquele dia envolveu cerca de 200 pessoas e foi conjunta entre sociedade e Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretária de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte - SPSPTrans e de Turismo e Cultura.
 
A ação principal aconteceu no Cumbuco mas se estendeu na segunda-feira, 04, e terça-feira, 05, para toda a CE 090, no trecho entre o Cumbuco ao Parque Leblon. Homens, caçambas e tratores retiravam a cada hora dezenas de toneladas de lixo descartado de maneira irregular. Maria Auxiliadora, autônoma, moradora de Fortaleza, disse que "é louvável a atitude da Prefeitura. Mas quem comete o erro de jogar lixo em terrenos precisa ser identificado e punido".
 
DESPOLUIÇÃO VISUAL 
Ao mesmo tempo, na Vila do Cumbuco, uma equipe da fiscalização do Patrimônio aplicava a Lei Ambiental que resguarda calçadas e estruturas públicas de placas, faixas e cartazes. Dezenas foram removidas e empresários orientados a não utilizarem áreas de passeio ou postes para propagandas. O lojista Lázaro Araújo concordou dizendo que "é preciso melhorar a imagem urbana da Vila do Cumbuco pois os turistas já demonstraram que gostam de ver o lugar limpo e sem poluição visual".
 
NA AREIA
Na areia da praia do Cumbuco dezenas de servidores, voluntários e praticantes de esportes alternativos coletavam papeis, plásticos, metais e até tecidos velhos. O corretor de imóveis José Maria Batista, que pescava com a família falou que "é preciso preservar a orla e fiscalizar para o local não ser usado com lixão pelos próprios banhistas". Já o titular do Turismo e Cultura, coronel Paulo Guerra, que participou da ação, disse que "o turismo sobrevive de ambientes bonitos e a orla de Caucaia fica mais bela e atrativa se está limpa".
 
Jessyca Cavalcante, dona de um complexo de restaurante e pousada acompanhou parte da ação. "Este cuidado com a orla é bom para o meio ambiente, para o turismo e para a economia do nosso lugar", disse ela.
 
CAUCAIA MELHOR PARA VIVER
O secretário de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte, Miguel Amorim, que coordenou a operação, disse que "mesmo com um cenário difícil das finanças do país é possível, com autorização do prefeito Naumi Amorim, fazer um município mais limpo, agradável e bom de se viver". 
 
2a ETAPA:AÇÃO CONTINUA
A ação continuou durante toda esta semana nos bairros da orla de Caucaia. Nesta segunda etapa já são cerca de 800 toneladas de lixo retiradas dos bairros Cumbuco, Tabuba, Icaraí, Pacheco, Iparana e Leblon.
 
3a ETAPA DE LIMPEZA 
"A sequência deste trabalho será a retirada de todo o lixo das calçadas, áreas de passeio e terrenos baldios onde também é descartado lixo de maneira irregular ao longo da CE 090. Nosso compromisso é garantir bem-estar aos caucaienses e a todos os que nos visitam," assegurou Miguel Amorim.
Fonte: Metrópole News