Plantão
Caucaia

Confira o que funciona e o que fecha no feriado da proclamação da república em Caucaia

Publicado dia 15/11/2017 às 01h18min
Abrirão as duas Unidades de Pronto Atendimento (Sede e Eduardo Pessoa), o Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha e a Maternidade Santa Terezinha.

O feriado desta quarta-feira (15/11), quando se comemora nacionalmente a Proclamação da República, vai modificar a logística dos serviços públicos mantidos pela Prefeitura de Caucaia. Funcionarão apenas as atividades consideradas essenciais.

Isso significa que os órgãos administrativos não darão expediente, assim como também não terão aulas os quase 58 mil estudantes da rede municipal de ensino e não abrirão os 47 postos de saúde.

Abrirão as duas Unidades de Pronto Atendimento (Sede e Eduardo Pessoa), o Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha e a Maternidade Santa Terezinha. Equipes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), Defesa Civil e Guarda Municipal atuarão em regime de plantão.

Todos os serviços públicos municipais voltarão ao normal na manhã de quinta-feira (16/11).

os shoppings funcionam normalmente, mas as lojas de rua terão funcionamento facultativo. Enquanto os bancos, escolas, universidades e repartições públicas estarão fechadas, supermercados, padarias e postos devem abrir. Enel e Cagece atendem em regime especial durante o feriado. Confira a lista abaixo:

 

Shoppings

Lojas, quiosques, praça de alimentação e cinema funcionam normalmente de 10 horas às 22 horas, de acordo com a Associação dos Shoppings Centers do Ceará (Alshop). 

 

Lojas de rua

As chamadas lojas de rua  podem funcionar neste 15 de novembro, segundo o Sindicato do Comércio Varejista já que o funcionamento está previsto na convenção coletiva dos comerciários. Portanto, a abertura, ou não, das lojas fica a critério de cada lojista, mas as lojas pertencentes às grandes redes deverão funcionar normalmente.

 

Supermercados

 

Funcionam em horário diferenciado durante o feriado, conforme a Associação Cearense de Supermercados (Acesu). Os funcionários que trabalharem nesta data devem receber adicional de feriado, segundo o sindicato que representa a categoria.

 

Padarias

 

Funcionam normalmente durante o feriado, de acordo com o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará.

Bancos

 

Agências bancárias não funcionam na quarta-feira durante o feriado, conforme o Sindicato dos Bancários do Ceará, e retomam as atividades na quinta-feira (16). Contas vencidas no dia 15 poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia 16.

Postos de combustíveis

O Sindicato dos Empregados de Postos de Combustíveis informou que os postos de gasolina estarão abertos normalmente durante o feriado.

Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) funcionará em regime de plantão durante o feriado da Proclamação da República. O plantão será para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto, bem como das estações de tratamento e estações elevatórias. As lojas de atendimento estarão fechadas.

Enel

A Enel Distribuição Ceará montou um esquema especial de atendimento para o feriado da Proclamação da Reública. A companhia manterá equipes de plantão em pontos estratégicos em todo o Estado, a fim de agilizar o atendimento emergencial.

O esquema especial envolve também a área de atendimento ao cliente, que funcionará normalmente, 24 horas por dia. As lojas de atendimento estarão fechadas durante o feriado, na quarta-feira e abrirão normalmente na quinta-feira.

Fonte: Metrópole News