Login to your account

Username *
Password *
Remember Me

Create an account

Fields marked with an asterisk (*) are required.
Name *
Username *
Password *
Verify password *
Email *
Verify email *
Captcha *
Reload Captcha
Imagem Do Topo
Leandro

Leandro

A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil de Caucaia (Compdec) liberou nessa terça-feira (19/3) as 25 famílias que precisou remover de uma área de risco do bairro Conjunto Metropolitano (Picuí). Elas precisaram sair de casa devido às fortes chuvas do feriadão de São José.

Cerca de 80 pessoas foram abrigadas provisoriamente na Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Antônio Miranda de Melo. Os trabalhos foram acompanhados pelo prefeito Naumi Amorim, pela primeira-dama e deputada estadual Erika Amorim e pelo vereador Fernando do Picuí.

Conforme o coordenador da Compdec, Airton da Silva, essas famílias foram prejudicadas por uma enchente similar a ocorrida no fim de fevereiro. Estudos preliminares indicam que construções irregulares estão impedindo o curso das águas do Rio Ceará.

De imediato, ainda no fim de semana, a Defesa Civil providenciou colchões, lençóis, travesseiros e alimentação para todos os desabrigados. “Teve família que ficou sem nada. Perda total mesmo. E algumas ainda estavam se recuperando do alagamento do mês passado. A gente está viabilizando ajuda por meios próprios e procurando parceiros”, detalha Airton.

Os proprietários das construções irregulares serão identificados e imediatamente contatados pela Prefeitura. A ideia é que eles e a gestão encontrem uma solução definitiva e a curto prazo para o problema, já que a previsão é de continuidade da quadra invernosa.

A Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) começou nesta quarta-feira (13/3) mais um ciclo de limpeza das lagoas de Caucaia. O primeiro espelho d’água a receber o mutirão é o do Tabapuá, às margens da BR-020, a principal via de entrada da cidade.

O foco das equipes de limpeza é a retirada de aguapés e outros resíduos sólidos do fundo da lagoa. A medida é fundamental neste período de chuvas intensas, pois age na prevenção de transbordos e consequentes alagamentos que afetem moradores e vias do entorno.

Caucaia é um dos municípios cearenses mais ricos em lagoas permanentes. Quando a limpeza no Tabapuá for concluída, o mutirão seguirá para as lagoas dos bairros do Itambé e do Capuan. Esse é o primeiro ciclo do ano, que dá prosseguimento aos trabalhos preventivos e semestrais iniciados pela SPSPTrans em 2017.

Em paralelo, a pasta tem equipes de limpeza no canal do Parque Potira, onde a intervenção está no fim e irá para o canal da Esplanada do Araturi. Antes, os serviços concentravam-se no canal do Conjunto Metropolitano (Picuí). 

“Esse é um trabalho que não para. Dura o ano todo. A demanda é grande, mas temos conseguido atender a tudo. É sempre importante lembrar que contamos com o apoio da população para não jogar lixo ou dejetos nos canais e lagoas. Isso só prejudica a natureza e aumenta os riscos de enchentes”, diz o titular da SPSPTrans, Francisco de Assis Medeiros Silva.

Uma articulação entre as secretarias municipais deve viabilizar uma ação conjunta para a operação tapa buracos. Após a integração das pastas e avaliação do cenário, um cronograma de execução será estabelecido para a recuperação de vias da cidade.

O estudo do cenário com a identificação das ruas danificadas e onde se localiza o escoamento de águas fluviais, teve início na tarde desta terça-feira (12). Estão envolvidas as secretarias municipais de Infraestrutura, Patrimônio e Serviços Públicos e Autarquia de Trânsito. “Há uma determinação do prefeito Naumi para que averigüemos ruas e avenidas para evitar que a água encurte o tempo da pavimentação. As ações são preventivas e corretivas”, relata o titular da Seinfra, Eudes Costa.  

A atividade é atenta ao período da quadra chuvosa. A operação beneficiará prioritariamente rotas de transporte público e avenidas com maior circulação de veículos, além de bairros da Grande Jurema. A Avenida da Integração é uma das prioridades, tendo em vista que é o principal acesso entre o Centro a Grande Jurema.

Vias como as avenidas Dom Almeida Lustosa e São Vicente de Paula também serão recuperadas. O cronograma de restauração da pavimentação vai passar pela avenida com pontos críticos. Outros buracos que causam transtornos a motoristas e ciclistas também serão monitorados.

De início, a Seinfra deverá fazer uma gestão integrada com a SPSPTrans no intuito de identificar trechos onde a água não escoa para locais adequados, como em um trecho de um buraco no canteiro central da Avenida Ulisses Guimarães, localizado na Iparana.

A execução da operação tapa buraco depende integralmente de dias de sol. “Fez sol, as ações iniciam”, sintetiza o titular da Seinfra Eudes Costa.

O prefeito Naumi Amorim foi homenageado nesta segunda-feira (11/3) pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). Ele recebeu a medalha Desembargador Moreira da Rocha após ser indicado pela cúpula da 3ª Companhia de Caucaia. A solenidade aconteceu durante a passagem de comando na sede do Batalhão de Bombeiros Militar, no Icaraí.

Naumi destacou a importância da honraria recebida e anunciou a reforma da praça dos Bombeiros, localizada também no Icaraí. “Agradeço a parceria da tropa de guarda-vidas dos Bombeiros. Estamos na luta, trabalhando para melhorar os acessos da cidade. Vamos reformar a praça e executar benfeitorias na iluminação e nas ruas próximas do quartel, com a recuperação do calçamento”, ressaltou o prefeito.

Conforme o titular da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Ambiental (Seplam), Daniel Cavalcante, os serviços da reforma da praça dos Bombeiros no Icaraí serão executados através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a pasta e uma empresa.

Para o comandante-geral do CBMCE, coronel Luiz Eduardo Soares de Holanda, a parceria da instituição com a Prefeitura é muito importante para a população. “Que o prefeito Naumi permaneça com esta firmeza para estreitar ainda mais a parceria. Este quartel do Icaraí tem uma importância vital. Aqui realizamos todos os serviços das guarnições de guarda-vidas, apoio de emergência hospitalar e guarnições de incêndio”, destacou.

A base do Corpo de Bombeiros do Icaraí cobre toda Caucaia. São, ao todo, 51 membros da corporação integrantes da 3ª Companhia, cujo comandante agora é o tenente-coronel Luiz Onofre Nascimento Filho.

A entrega da medalha é feita somente a pessoas que se destacaram na missão do Corpo de Bombeiros. Também foram agraciados: o secretário Daniel Cavalcante e a advogada Fátima Helena Leite.

A Semana do Consumidor em Caucaia iniciou nesta segunda-feira (11/3) com homenagens a personalidades e feirões que vão ajudar muita gente a quitar dívidas. Até a próxima sexta-feira (15/3), o Procon Municipal realizará uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial do Consumidor.

Hoje, o órgão homenageou o prefeito Naumi Amorim, o procurador geral de Caucaia Robson Halley e o coordenador do Decon Estadual Ticiano Feitosa. A solenidade aconteceu na praça Fausto Sales, em frente à Câmara. “O serviço prestado pelo Procon é muito importante. O prefeito é um entusiasta dele e nós, na Secretaria Municipal do Trabalho, que recebemos empresários todos os dias, estamos aqui pra somar”, disse a titular da Setem, Laís Sales.

O Procon realizará feirões de negociações de dívidas e convocou as empresas que mais geram demanda em Caucaia para um mutirão de atendimentos na sede do órgão e em tendas montadas na praça Fausto Sales. “Você que conseguiu economizar e quer regularizar sua situação nos serviços de proteção ao crédito, esse é o momento”, exemplificou Robson Halley.

Conforme ele, Caucaia é o segundo maior polo da Semana do Consumidor no Ceará. É menor apenas do que Fortaleza. “É uma oportunidade de ter um atendimento diferenciado. Não é o perdão da dívida, mas chega bem perto. As empresas vão tanto reduzir os juros quanto parcelar”, pontuou a secretária-executiva do Decon estadual, promotora de Justiça Anchelly Sampaio.

Conforme a coordenadora do Procon Municipal, Débora Portela, uma das empresas com mais demanda em Caucaia é a Cagece. “É um momento único pra comparecer e negociar dívidas. As empresas vão enviar representantes e oferecer condições especiais. Serão propostas diferenciadas.”

SEMANA DO CONSUMIDOR DE CAUCAIA

SEGUNDA-FEIRA, 11 DE MARÇO
9 HORAS: Solenidade de abertura na praça Fausto Sales.

TERÇA-FEIRA 12 DE MARÇO
9 HORAS ÀS 14 HORAS: Feirão de negociação com mutirão de atendimento de empresas no Procon Caucaia. Palestra na Escola Edson da Mota Correa (Estrada Velha do Icaraí).

QUARTA-FEIRA, 13DE MARÇO
9 HORAS ÀS 14 HORAS: Feirão de negociação no Procon Caucaia e Nave Enel de conscientização sobre degradação ambiental na Escola Edson da Mota Correa (Estrada Velha do Icaraí).

QUINTA-FEIRA, 14 DE MARÇO
9 HORAS ÀS 14 HORAS: Feirão de negociação na praça Fausto Sales e mutirão de atendimento de empresas.

SEXTA-FEIRA 15 DE MARÇO
8 HORAS ÀS 14 HORAS: Feirão de negociação na praça Fausto Sales e mutirão de atendimento de empresas.

A Prefeitura promove nesta sexta-feira (8/3) mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar de Caucaia. Os produtores locais irão expor artigos a partir das 8 horas na praça Fausto Sales, em frente à Câmara Municipal. As barracas ficarão montadas até o meio-dia.

Essa será a segunda Feira do ano e a oitava desde agosto de 2018, quando a primeira edição foi realizada. Quem está à frente dos trabalhos é a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), por intermédio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Dsan) e do Banco de Alimentos.

Todos os artigos à venda na Feira da Agricultura Familiar de Caucaia têm valores abaixo do mercado regular. Além disso, gêneros alimentícios têm certificado de produto orgânico.

SERVIÇO
VIII FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE CAUCAIA
QUANDO: 8 de março de 2019, das 8 horas às 12 horas.
ONDE: praça Fausto Sales (em frente à Câmara Municipal).

A Autarquia Municipal de Trânsito de Caucaia (AMT) promove neste sábado (2/3) a última blitz educativa do período carnavalesco. Os agentes atuarão na CE-085, próximo à rotatória.

Em parceria com técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), eles distribuirão material com alerta sobre o perigo de dirigir sob efeito de álcool, sacolas de lixo para os veículos, máscaras carnavalescas com mensagens educativas e preservativos.

Esse tipo de trabalho vem sendo desenvolvido desde 23 de fevereiro. As blitze iniciaram na Praça do Cumbuco e aconteceram também em frente ao Shopping Jurema, no encontro das avenidas São Vicente de Paula com Dom Almeida Lustosa e em frente ao Shopping Iandê.

“Para oferecer mais segurança a motoristas e pedestres, nós vamos realizar a fiscalização em várias regiões do município durante todo o Carnaval”, adianta o vice-presidente da AMT, Carlos Gomes.

SERVIÇO
BLITZ EDUCATIVA
QUANDO: 2 de março de 2019, às 8 horas.
ONDE: CE-085, próximo à rotatória.

O comércio no Centro funciona normalmente no sábado e na Quarta-Feira de cinzas. No entanto, as lojas baixam as portas domingo, segunda e na terça-feira de Carnaval.

Bancos - Fecham sexta-feira e abrem apenas na quarta-feira de cinzas a partir de meio dia.

Os serviços da Prefeitura de Caucaia terão expediente diferenciado no Carnaval. Em decorrência do ponto facultativo decretado pelo prefeito Naumi Amorim para os dias 4, 5 e 6 de março, apenas atividades consideradas essenciais funcionarão entre sábado (2/3) e quarta-feira (6/3).

Enel - As lojas de atendimento estarão fechadas na segunda-feira e terça-feira , e abrirão a partir de meio dia na quarta-feira. As lojas que funcionam apenas no período da manhã abrirão somente na quinta-feira.

Cagece - A Companhia de Água e Esgoto do Ceará informa que funcionará em regime de plantão durante o feriado de Carnaval, a partir de sábado (02), para atendimento e manutenção das redes de água e esgoto em Fortaleza e no Interior do Estado. As lojas de atendimento estarão fechadas. O funcionamento será retomado a partir das 12h da quarta-feira de cinzas (06).

Iandê Shopping - Sábado funcionamento normal. Domingo a terça-feira funcionará apenas a praça de alimentação. Quarta-feira de cinza lojas e praça de alimentação funcionará à partir do meio-dia

Variedades Supermercados - Sábado, domingo, segunda e quarta-feira de cinzas horário de funcionamento normal (6h às 22h) Terça-feira (5) horário diferenciado das (6h. às 14h)

Top Saúde - Sábado de 8h à meio-dia e só voltará a abrir na quinta-feira (7) com funcionamento normal.

Joel Salgados - Sábado funcionamento até às 17h. Domingo, segunda, terça e quarta-feira de cinzas (fechado) Voltando a funcionar normalmente quinta-feira (7)

RB Distribuidora de Gás e água - Funcionará todos os dias de carnaval até meio-dia. Voltando a funcionar normalmente quinta-feira (7)

Açaí do Pará (Nova Metrópole) - Funcionamento Normal todos os dias de carnaval

Uau Cases e Acessórios - Sábado funcionamento normal (8h. às 13h.) Domingo, segunda e terça-feira fechado. Quarta-feira de cinza à partir do meio-dia.

Sushi Zammai (Nova Metrópole) - Sábado a terça-feira (Fechado) retornando com horário normal na quarta-feira de cinzas

Marello Gelato - Loja Metrópole funcionará todos os dias de carnaval das 16H30 às 22H30 - Loja Pe. Romualdo fechará segunda e terça-feira de carnaval

Stúdio Mirchelane Oliveira (Parque Soledade) sábado funcionará normalmente e fechará de domingo à quarta-feira de cinzas. Voltando a funcionar normalmente quinta-feira (7)
#metropolenews #caucaia #carnaval

Caucaia recebeu hoje (28) o reforço de 14 carros fumacê na luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. Os veículos reforçam o combate especialmente para o Carnaval e são fruto de parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, por intermédio das secretarias de Saúde.

Trata-se da maior frota já enviada a Caucaia, que circulará novamente após o Carnaval para intensificar os trabalhos. “O prefeito Naumi Amorim declarou guerra ao mosquito. Nossa missão é cuidar bem das pessoas e prevenção é sempre a melhor opção”, declarou secretário municipal de Saúde Moacir Soares.

Os carros estão percorrendo 17 bairros da orla caucaiense. Serão, ao todo, 1.079 quarteirões recebendo o químico que mata a fase adulta do inseto. Isso representará a cobertura de 36.268 imóveis numa região considerada de alto risco para proliferação do Aedes aegypti.

“A importância dessa ação é bastante relevante tendo em vista a constatação de grandes índices de infestação do mosquito em todo o Ceará. Nossa recomendação é que ao identificar os carros passando a população abra as portas e janelas de casa e em seguida troque a água dos animais de estimação”, informou o gerente técnico dos Carros Fumacê do Estado, Francisco Alves.

O fumacê tem elevada importância frente às ações e serviços de combate ao mosquito transmissor das arbovirores. “Essa parceria é benéfica para Caucaia uma vez que visa tentar baixar os índices de proliferação e eliminar o mosquito”, disse o coordenador municipal de Endemias do II Crea, Beto Alexandre.

O prefeito Naumi Amorim entregou nesta quarta-feira (27/2) as novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Ferreira da Silva, localizada no Itambé, e uma nova ambulância para a região de Matões. As obras de reforma e ampliação do posto estão orçadas em R$ 108,9 mil. “Andamos em toda a Caucaia e sabemos bem das necessidades da população. Temos a obrigação de cada vez mais trabalhar para atender o povo”, declarou Naumi.

Ele visitou o prédio e recebeu as chaves da ambulância das mãos do deputado federal Ronaldo Martins, autor da emenda parlamentar que viabilizou recurso para a aquisição do veículo. “Sabemos da importância de um equipamento desses, principalmente para aquela pessoa que já necessitou um dia”, sintetizou Ronaldo.

O secretário municipal de Saúde Moacir Soares ressaltou a importância dos equipamentos para oferecer um atendimento de qualidade à população. “Estamos entregando uma unidade devidamente equipada. Muito me orgulha saber que mesmo o Brasil enfrentando uma crise nacional o município desponta para ser uma espécie de ousadia nacional”, disse o gestor.

Usuária da unidade, a comerciante Rosângela Teixeira demonstrou satisfação com a reforma e ampliação da UBS. “Faz três anos que moro no Itambé. Achei que melhorou muito a qualidade do posto nesse período”, afirmou. A dona de casa e também usuária do equipamento, Audenira de Freitas, avaliou positivamente a iniciativa: “achei ótima, o posto é está muito bom, tudo bem organizado.”

A UBS Francisco Ferreira da Silva é considerada modelo e recebeu do Governo do Estado a certificação Selo Bronze pelo Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APSUS). Fazem parte dos serviços da unidade: consultas médicas, de enfermagem, pré-natal, prevenção ginecológica, puericultura, visitas domiciliares, testes rápidos (HIV, sífilis e hepatite), aplicação de curativos, retirada de ponto, vacinas, aferição de pressão, teste de glicemia e marcação de exames.

Página 1 de 13

Nossos Contatos

Entre em contato conosco

WhatsApp - 85 8121-5746

 

ANUNCIE EM NOSSO SITE E APAREÇA DE VERDADE

TEMOS UM ESPAÇO ESPECIAL PARA SEU ANUNCIO

 

Imagens das Postagens

Defesa Civil de Caucaia ampara 25 famílias do Conjunto Metropolitano

Começa mutirão de limpeza de lagoas; Tabapuá é a primeira a receber serviços

Caucaia: Secretarias municipais planejam ação conjunta para operação tapa buraco

Naumi Amorim é homenageado e anuncia reforma da praça dos Bombeiros

Semana do Consumidor abre com homenagens; feirões abaterão dívidas

Feira da Agricultura Familiar acontece nesta sexta (8) no Centro de Caucaia

Blitz neste sábado (2) em Caucaia educa foliões sobre trânsito e sexo seguro

O que funciona e o que não funciona durante o Carnaval em Caucaia

Fumacê começa a rodar em Caucaia para reduzir proliferação do mosquito da dengue no Carnaval

PORTAL METRÓPOLE NEWS © 2018 Todos direitos reservados